18.3.09

dias a crescer

uma sugestão para um fim-de-semana diferente. em guimarães, no centro cultural vila flor, 2 dias abertos à comunidade onde decorrerão actividades várias, tudo gratuitamente! vai ser festa todo o dia! espreitem bem o programa em...

site

e apareçam, porque sem gente, esta festa não faz qualquer sentido!

12.3.09

dias felizes

há tanto tempo que não escrevo neste blog, que achei por bem esperar até ter uma boa notícia e ela aqui está: hoje foi o meu primeiro dia de praia! é verdade! 12 de março e o rafael a fazer praia! esteve um dia espectacular, senão mesmo espectacular! depois de uma voltinha de bicicleta de manhã, um banhinho bem tomado e um almoço pintarolas, foi altura de esticar a toalha na praia e estender-me ao sol até que o vento se fizesse frio! estes dias de sol estão a saber-me a bolo de chocolate (acho que já usei esta expressão uma vez, não?). amanhã vai ser dia de teatro: fragments, de peter brook em guimarães no ccvf. vai ser a minha primeira experiência como espectador nesta casa, já que aqui, sempre vi todos os espectáculos de lado! agora vai ser de frente e logo a acabar em beleza, com peter brook! no entanto, ainda de manhã, vamos ter uma reunião com uma empresa para ver se estão interessados em apoiar a nossa viagem! tomara que sim! acho que pela noitinha/madrugada, já teremos mais notícias! até lá...ansiedade!

5.3.09

eis-me em letras

já me havia divulgado em sons e em películas. chega agora o momento de me divulgar em letras! não tenho um estilo certo, como já se pode observar nos outros assuntos. leio com prazer e são alguns os autores que tento seguir mais atentamente do que outros. o que me interessa não é do que falam, mas como falam, como se exprimem e, claro está, a maneira como o fazem. leio uns porque lhes acho a escrita divertida. outros, porque a sua escrita me deixa a pensar. outros ainda, porque os descubro por acaso ou alguém em que confie - a nível literário - me aconselhe! não acho que já tenha lido todos os livros de algum deles. não posso dar a certeza. lapsos! os nomeados são:

italo calvino, de onde destaco o meu livro preferido - cidades invisíveis; josé saramago, desculpem-me aqueles que não gostam mesmo nada, mas este homem é um génio; patrick suskind, que admiro imenso e que sim, a única obra que ainda não li, foi o perfume; paul auster, de quem sigo também a obra cinematográfica; peter singer, claro está, ou não fosse este um dos meus "gurus" a nível do pensamento e discussão de problemas tão grandes como os direitos dos animais, das pessoas, a injustiça, a globalização, concluindo, a ética; gonçalo cadilhe, não pela maneira como escreve, já que nem o considero escritor, mas sim sobre o que escreve. as viagens são uma coisa que me fascina particularmente e o facto de um português viver disso e partilha-las com quem as quiser ler, agrada-me! gonçalo m. tavares, sem dúvida nenhuma o escritor português que vejo com mais futuro, mais inteligente na maneira como escreve e que o faz de uma maneira tão imensa, que o faz do teatro (que não gosto particularmente) à poesia, passando pelos livros para a infância e os romances. aconselho, sem dúvida alguma, os livros pretos, pela ordem de saída.

fora de todas as minhas escolhas, estão sem dúvida 3 nomes. dois deles porque acho os livros muito maus, que são a margarida rebelo pinto e o paulo coelho (se alguém conhecer uma lei que proiba as pessoas de editar livros, avisem-me) e outro porque, como dizia a editora da tinta da china, "não tenho paciência para o universo de araki murakami". tenho dito!

dias assim

com esta chuva, que pareceu voltar sem ter sido pedida por ninguém - pelo menos que eu tenha conhecimento - não me apetece fazer absolutamente nada. durmo até tarde, vagueio-me pela casa de chinelos e calças de pijama sem elástico, com uma camisola que, apesar do meu aspecto decadente, continua a mostrar os ideais pelos quais luto. almoço tarde um seitan delicioso acompanhado de arroz branco. escrevo. vejo televisão, coisa que raramente faço e que só mesmo o facto de não ter o que fazer, me faz ligá-la, como se de uma necessidade fosse. colo-me ao ecrã do computador e escrevo as minhas memórias das índias e imagino-me a publica-las daqui a uns tempos, para alguém que as queira ler...será que alguém as quer ler? é o que me resta do dia. rir-me com as mihas aventuras, com coisas que, julgava eu, já me havia esquecido. saio de casa porque me obrigo a tal. levo com vento na tromba. ponho gasóleo no carro. faço contas à vida. este mês esbanjei dinheiro sem fim. deu-me cabo do salário mensal e ainda só vou no dia 5. ainda para mais, fevereiro é o mês mais pequeno. recebe-se menos, há o carnaval e lembro-me agora que ainda não paguei as contas do mesmo a quem de direito. ligo-me à internet num café da zona, porque já não tenho internet em casa a toda a hora. contenções no orçamento! estou morto por voltar aos treinos de bicicleta (aqui) nesta viagem que me há-de levar ao mundo inteiro, assim o espero! este tempo sem fazer nada, dá-me ainda para pensar no futuro, coisa que raramente faço. já ando para aqui a remoer os cordelinhos com um futuro emprego que, só de pensar, me sabe a bolo de chocolate! e que bem que sabe! teatradas efermas? não! está ligado a viagens, claro está! mas o segredo, neste caso e só neste, é a alma do negócio! continua a chover...

aviso

todas as fotografias aqui editadas são da minha autoria. nenhuma destas imagens poderá ser utilizada sem o meu consentimento prévio.

follow me