3.4.10

pés lavados, mãos sujas

"o papa bento XVI celebrou, na catedral de roma, a missa da última ceia, onde tradicionalmente lavou os pés de 12 religiosos. o gesto lembra a humildade de jesus" - transcrito de um qualquer jornal vendido ontem nas bancas!

mais tarde, vi a cena "transcrita" na televisão! "a humildade toda ali presente" - vi-me a dizer deliciado!

vi o papa, humilde, de joelhos pousados por cima da sua túnica branca de pelo menos 2000 euros. vi o jarro que levava a água para lavar os pés aos 12 religiosos, todo ele humilde, em ouro a brilhar, de uns pelo menos 4000 euros! vi então os sacerdotes, todos eles vestidos com túnicas humildes, feitas de tecidos humildes, de um valor incalculável, sorrindo, com humildade. vi as cadeiras onde se sentavam, forradas com tecidos bordados a ouro, veludos caríssimos, mas todas elas feitas e compradas com humildade! vi-os deliciados, todos eles!


mas vi mais!

vi os sorrisos, os mesmos que esboçam quando violam e abusam, quando escondem ao mundo, quando permitem que se faça, mas nada acusam! vi os sorrisos, por trás daquelas túnicas brancas, que tudo escondem e tudo em anjo transforma! vi os sorrisos, humildes, falsos, crueis, de pessoas que continuam a difundir uma mensagem podre. vi os sorrisos deles, dos religiosos e dos seus votos e actos humildes.

tão doces! tão cínicos!

aviso

todas as fotografias aqui editadas são da minha autoria. nenhuma destas imagens poderá ser utilizada sem o meu consentimento prévio.

follow me