28.1.09

dia de aprendizagem

hoje, dia 28 de janeiro de 2008, foi dia de aprender. de deixar de ser ignorante num assunto mais. o facto da tanya ter vindo viver para beja, criou uma dúvida dentro de mim. a princípio um pouco em choque, aos poucos e depois de me ter dito - pesquisa - uma segunda vez, dei por mim a ler e reler sites na internet, vídeos e tentar ler mais sobre o assunto. chego a uma conclusão e é uma das razões porque prefiro não ter televisão em casa. já tinha chegado a essa ela há algum tempo, muito mesmo, mas isto só vem dar-lhe peso. os meios de comunicação deformam-nos a cabeça. fazem-nos acreditar no que eles querem e tiram-nos as opiniões possíveis. tiram-nos aquilo que de melhor temos, a liberdade para procurar saber mais, porque fazem-nos crer que tudo está ali, transparente. não está. e se já tinha chegado a essa conclusão quando falam dos vegetarianos, defensores do meio ambiente e dos direitos dos animais e sociais, fazendo-nos passar por vândalos. se já tinha chegado a essa conclusão, quando vejo desfiles de orgulho gay, em que no meio de milhares de pessoas ditas normais (gays homens ou mulheres, travestis, transexuais e apoiantes da causa) a única coisa que a televisão mostra, é aquela dúzia de bichas loucas que são, para o comum mortal, a imagem deste movimento. se já tinha chegado a essa conclusão quando falam de ataques de cães ditos perigosos a pessoas, e nunca pesquisam e mostram o porquê desses cães serem assim. então esta última é, também ela, escandalosa. senti-me enganado durante anos e não espero com este post repôr a verdade, mas sim tentar abrir a curiosidade e depois, cada um tirará as suas conclusões. como eu fiz. e esta é o assunto que me traz aqui hoje e a que dei o nome de: dia de aprendizagem!

o movimento skinhead é, para a maior parte do comum mortal, como eu (até há uns dias atrás) um movimento violento, que assenta os seus ideais em causas racistas, xenófobas e fascistas. no entanto, depois de alguma pesquisa, cheguei à conclusão que este movimento é tudo, menos racista, xenófobo, violento e fascista! depois de muito ler, como já tinha dito atrás, dei comigo sentado a ver um documentário que se dá pelo nome de "
skinhead attitude" realizado por daniel schweizer. neste filme, a certa altura o vocalista de uma banda diz: "se és racista, então não podes ser skinhead, porque os skinheads nunca existiriam, sem a jamaica". e é esta a frase que muda tudo. este movimento nasceu nos anos 60 em inglaterra, com base na música reggae e ska. este sim, é o verdadeiro skinhead! o skinhead que os meios de comunicação passam, é um movimento que nasce em meados dos anos 70 com causas racistas, sobretudo anti-paquistanesa, assentes na música punk e que se alastrou pelo mundo, estragando assim a imagem tradicional do movimento original. com este aparecimento, surge também a violência dos falsos skinheads contra o movimento original que, com base na música ska e reggae possui, claro está, skinheads de raça negra. surgem então grupos de defesa dos skinheads anti-racistas e anti-fascistas, como é o caso da sharp. é interessante ver, como aliás em diversos outros assuntos, a diferença de atitude entre o "falso" e o "verdadeiro". entre o que é "puro" e o que é "arraçado".

o que espero com isto, não é mudar a cabeça das pessoas, mas sim combater preconceitos. lutar contra a falta de interesse e a rendição completa aos meios de comunicação. porque ser ignorante, não é mau. o que é mau, é ser-se ignorante e não querer aprender. depois deste dia, o de aprendizagem, sinto-me mais...melhor...bom! diferente, enfim.

aviso

todas as fotografias aqui editadas são da minha autoria. nenhuma destas imagens poderá ser utilizada sem o meu consentimento prévio.

follow me