26.1.09

o medo

estou em beja. sentado na cama. o aquecedor a óleo aquece o pouco espaço que há. tenho os pés frios. decidi arrumar o quarto à tanya, que é uma menina muito prendada, mas às vezes falta-lhe jeito para decoração! os livros que tinha sobre a cómoda, coloquei-os ao alto. os livros querem-se erguidos, não deitados. um livro deitado, é um livro que não interessa, um livro morto. um paulo coelho ou uma margarida rebelo pinto, é um tipo de livro que, a ter, deve estar deitado. agora livros de peter singer ou gonçalo m. tavares, são livros que têm que estar levantados do chão! quando colocava os livros, no entanto, dei por mim com "o medo" de al berto. um livro que, mais do que estar levantado, erguido, mais do que grande e forte, é um livro único e por isso, tem de estar destacado. e foi neste destaque que lhe quis dar, que o problema surgiu. destacá-lo, é colocá-lo com as páginas viradas contra a parede e a capa virada para fora. acontece que destacando-o desta maneira, ele servirá para segurar os outros livros, para que estes não caiam, já que além de tudo o que este livro é, tem também muitas páginas. al berto a segurar os outros, não era al berto único, como só ele deve ser. al berto a segurar os outros, é um livro que não deixa cair. colocá-lo, porém, por cima dos que estão na horizontal, é atribuir-lhe um espaço que só os desinteressantes merecem. fico bloqueado por momentos. não é desespero, mas preocupação. estas coisas que, para grande parte das pessoas são questões sem importância, levam-me tempo a decidir. ponderação. nunca colocaria um livro numa casa de banho. na cozinha, só os que lhe são dedicados. perto do quarto, peças de teatro e pequenas histórias. na sala, dum lado arte, do outro romance, nunca os dois juntos. na entrada, coisas ligadas à fotografia. no quarto dos convidados, os livros de viagens, porque é neste quarto que vejo chegar e vejo partir pessoas de todo o mundo. mas al berto, no quarto da tanya, onde podera repousar? sozinho, talvez. sozinho como sempre esteve. isolado. dentro do seu próprio mundo. marginal. é lá que vai ficar, onde terá todo o destaque que acho que merece. onde o possamos olhar e admirar. ali!

aviso

todas as fotografias aqui editadas são da minha autoria. nenhuma destas imagens poderá ser utilizada sem o meu consentimento prévio.

follow me