2.2.09

receita para um dia de sol

hoje está bom - ouço dizer na rua mal abro os olhos - e apesar de ser já tarde, salto da cama e para o sol, com os olhos ainda inchados! amanhã à tarde as temperaturas voltam a descer, os ventos fortes regressam, a neve acima dos 800 metros - ouço mais tarde. corro rua abaixo com os meus cães, viro a cara para cima e fecho os olhos. aproveito todos os raios que consigo receber. e não rodo sobre mim próprio, mas a vontade é imensa. apanho o resto da roupa que tenta secar há 3 dias e cozinho:

- num tabuleiro de ir ao forno, coloca-se 90 gramas de manteiga e deixa-se no forno até derreter;
- junta-se à manteiga 2 colheres de chá de cominhos moídos, 2 colheres de chá de coentros, 1 colher de chá de açafrão das índias, 1 malagueta pequena, um pouco de sementes de mostarda preta e 2 dentes de alho esmagados;
- mistura-se tudo para ficar um composto homogéneo. depois de colocado no forno e de ferver, mistura-se 8 batatas cortadas aos cubos e mistura-se no molho de modo a ficarem todas por igual e leva-se ao forno durante 25/30 minutos!

- à parte, corta-se tofu às fatias não muito finas e tempera-se com pimenta preta, só.
- numa frigideira, coloca-se um pouco de azeite e meia cebola e um tomate pequeno cortado aos bocadinhos. metade de um caldo de legumes (atenção, caldo de legumes sem frango...leiam os ingredientes). logo de seguida, põe-se o tofu e o lume no mínimo.
- depois de virar a primeira vez, corta-se tofu fumado aos cubinhos e deita-se por cima, deixando estar assim durante 10 minutos.
- quando se desliga, distribui-se um pouco de gengibre em pó por cima do tofu!

- serve-se quente...e bom!

ainda não almocei, mas cheira divinalmente! ouço anabela duarte e o excelente albúm machine lyrique, que acabou neste preciso momento. para não fugir ao estilo musical, coloco boris vian chante boris vian. o sol continua lá fora. a tempestade vem além, mas este dia é meu! hum...

aviso

todas as fotografias aqui editadas são da minha autoria. nenhuma destas imagens poderá ser utilizada sem o meu consentimento prévio.

follow me